Novos tempos, novas soluções de comunicação para seu escritório. Já pensou em Podcast?

Por Maria Laura Conrado*

O Podcast é um conteúdo em áudio, feito através de um arquivo ou streaming (transmissão instantânea de dados de áudio e vídeo através de redes), acessível, barato e com grande versatilidade. Este recurso pode ser ouvido em diversos dispositivos além de ser livre para tratar de variados temas. O podcast traz essa facilidade de aproveitarmos nosso tempo livre para escutar algo interessante, nos ajuda a ser mais produtivos dada sua praticidade, pois não precisamos de nada além da audição. Podemos ouvir qualquer conteúdo de nosso interesse inclusive enquanto executamos outras tarefas diárias, como quando estamos dirigindo o carro ou lavando a louça.

Na situação de pandemia que estamos vivendo, é uma alternativa válida para profissionais que queiram manter-se ativos em suas ações de comunicação, levando conteúdo ideal para clientes e prospects. Utilizando apenas um celular, é possível gravar podcasts sobre assuntos do momento, relevantes para seus clientes, e passar isso de forma clara, objetiva e prática para qualquer um.

Neste artigo vamos abordar as principais informações para que todos conheçam e, quem sabe, comecem a testar novas habilidades.

Como criar um podcast para seu escritório em 5 passos:

1º passo – Planejar

Antes de tudo é necessário elaborar um bom planejamento, para quem esse podcast vai ser útil? Sobre o que vai ser o tema? Identificar o público-alvo é o primeiro passo para a criação do seu podcast, assim você conseguirá definir um tema e um formato (bate-papo, entrevista, debate, informativo, etc). Depois de definir as primeiras partes, crie um roteiro a ser seguido, para não cometer grandes erros e muitos desvios de assunto.

2º passo – Gravar

Para iniciar a gravação, é preciso estar em um ambiente confortável e silencioso para evitar interferências. Não são necessários muitos aparelhos sofisticados, você irá precisar de um computador, acesso à internet e o gravador do seu próprio celular, ou um microfone se você estiver disposto a investir mais.

3º passo – Editar

Se você nunca editou um arquivo de áudio, essa parte pode ser um pouco desafiadora. A primeira dica é, depois de gravado o podcast, salve uma cópia para garantir qualquer erro; para começar, utilize programas mais simples, como o Audacity e o Adobe Audition.

  • Vinheta: crie uma institucional para o início e o encerramento de seu Podcast;
  • Amplificar: aumente o volume do som;
  • Redução de ruído: elimine ruídos do ambiente e do microfone; e
  • Compressor: diminua a diferença para nivelar os picos altos e baixos.

4º passo – Publicar

Escolha uma plataforma para publicar seu podcast, a maioria tem basicamente o mesmo tipo de cadastro, o que facilita para postar; as mais conhecidas são o SoundCloud e o Spotify. Fique atento com as instruções de cada plataforma para saber qual se adapta mais ao seu negócio.

5º passo – Divulgar

Após postado o seu podcast, divulgue seu novo canal na plataforma escolhida, faça um barulho pelas redes sociais do escritório, inclua um espaço no site para ir colocando seus Podcasts. Selecione uma lista específica de clientes que certamente irão se interessar pelo tema gravado e encaminhe a eles por WhatsApp. Enfim, mostre o que você produziu, acompanhe a repercussão, monitore a receptividade e siga gravando diversificados temas.

E qual seria a duração ideal de um podcast?

Na opinião de especialistas, todos que vão ingressar neste projeto devem começar pequeno, pois a excelência se dará após uma sequência e adequação destes menores.

O primeiro lançado deve conter uma apresentação com até três minutos, dando um breve resumo de quem são vocês e a qual a proposta deste novo canal do escritório.

Depois disso, vá aumentando gradativamente a duração, conforme o público for se engajando. Cinco são os fatores que irão lhe direcionar para um tempo ideal: autoridade – profundidade – didática – qualidade – interesse.

Portanto, inicie com até 3 minutos, ao perceber mais engajamento siga para até 5 minutos, depois até 12 minutos e assim sucessivamente.

Ainda tem dúvidas de como fazer um podcast? Fale conosco.

*Maria Laura Conrado é estudante de Relações Públicas e estagiária da Leega MKT.

Compartilhar:

Contato