Como produzir vídeos em casa para diversificar sua captação.

Por Fernando Nieto*

Gravar vídeos no celular e postar nas redes sociais é algo que todos nós já fizemos e aprimoramos, mas como atingir uma apresentação mais profissional na produção de vídeos caseiros? Pode parecer complicado, porém, com a tecnologia existente hoje é muito mais viável, ao mesmo tempo em que exige atenção e cautela.

Neste artigo abordamos algumas dicas que podem trazer mais uma alternativa de recurso prático de comunicação, para diversificar a promoção do seu escritório.

Para começar, uma boa notícia: a maioria dos smartphones já conta com câmeras embutidas capazes de fazer registros em alta qualidade de imagem e resolução.

Além disso, existem diversos aplicativos gratuitos que auxiliam na edição do material e na inserção de recursos adicionais para deixar o resultado ainda melhor.

Você pode produzir vídeos de duas maneiras:

  • usando a sua própria imagem para explicar o conteúdo; essa estratégia cria conexão com seu cliente e prospect, ou ainda
  • compartilhando o conteúdo da tela do seu computador.

Agora os principais pontos para produção de um vídeo simples, objetivo para despertar interesse do seu público.

  • Se você quer comentar ou explicar alguma alteração de lei, portaria, um julgamento do STF, MP, aspectos regulatórios que possam ajudar seus clientes, a melhor opção será usar uma câmera para gravar você mesmo.
  • Mas se você quiser demonstrar visualmente impactos econômicos, tributários, trabalhistas, usando gráficos, ou outros recursos de imagens enquanto você fala, gravar a sua tela será a melhor escolha.
  • Em todos os casos, planeje e programe o que vai dizer. Elaborar um bom roteiro é imprescindível.

Lembrando que existe também a possibilidade de mesclar as duas modalidades.

Vimeo e YouTube são hoje as duas grandes plataformas globais onde você pode criar seu canal, postar seus vídeos, coletar dados estatísticos, relatório de acessos e interagir com a audiência. Visite ambas e veja qual se adequa melhor ao seu perfil.

Vamos então abordar 11 dicas práticas para gravar vídeos em casa, diversificando sua comunicação para alcançar um bom resultado de forma criativa e econômica:

  1. Limpe a lente de seu computador/smartphone.
  2. Grave usando o celular na horizontal ou usando um enquadramento vertical no laptop.
  3. Use um tripé para o smartphone ou eleve seu computador na altura do seu rosto.
  4. Nunca use zoom para aproximar o seu rosto da câmera, isso prejudicar a qualidade da sua imagem, aproxime-se você até encontrar um enquadramento ideal.
  5. Use um dispositivo (laptop/celular) para gravar o vídeo e outro (laptop/celular) para gravar o áudio, e junte ambos no processo de edição.
  6. Aproveite a luz natural, filmando perto de uma janela – quanto mais claro melhor – use outros recursos até perceber que seu rosto está iluminado e sem sombras.

Sobre o conteúdo:

  1. Use um ritmo natural, não fale rápido, isso facilita o acompanhamento do usuário.
  2. Forneça uma prévia do que será apresentado no vídeo.
  3. Mantenha um tom coloquial e tente criar um vínculo com o espectador, isso aumenta seu engajamento.
  4. Mantenha a explicação e a linguagem claros e simples.
  5. Limite a duração do seu vídeo em até 1 min e meio, seja curto e objetivo porque assim eles têm mais chance de serem visualizados integralmente.

Aproveite a ocasião para gravar um vídeo mais longo sobre temas distintos, para depois edita-lo em pílulas mais curtas fáceis de compartilhar. Essa é uma boa ideia para você implementar depois que estiver com a produção encaminhada, a roupa adequada, cabelo arrumado e luz apropriada. Arrisque-se e teste a ferramenta. Assista as variadas versões do vídeo até ficar satisfeito com seu tom de voz, postura, iluminação etc.

Gravar vídeos pelo smartphone é simples, fácil, barato. Temos hoje em nossas mãos mais uma ferramenta de comunicação interessante que complementa, pluraliza e agrega valor ao negócio.

Abaixo alguns Apps gratuitos para edição de vídeos:

iMovie / Video Maker / FilmoraGo / Video Show / Magisto / Quick / FilmakerPro / Adobe Premiere Rush /LumaFusion / Inshot /KineMaster

Mãos à obra, capriche no roteiro e na apresentação. Uma vez com este material pronto, peça feedback ao time do escritório, amigos, família. Com esses valiosos reviews, faça as melhorias necessárias e, quando estiver perfeito, faça upload na plataforma de vídeo escolhida e comece o compartilhamento via WhatsApp.

*Fernando Nieto é sócio e consultor da Leega MKT, agência especializada em marketing jurídico.

Compartilhar:

Contato