A mudança do design na área jurídica e dicas para implementar em seu escritório.

Por Elaine Neves*

Para muitos o designer é visto como um profissional ligado a uma questão estética, mas na verdade ele pode trazer muita diferença ao seu serviço e negócio.

O designer trabalha com o objetivo de trazer uma concepção do seu negócio por meio de uma comunicação clara e objetiva ao seu cliente, facilitando a resolução de problemas e otimizando seus serviços.

A sociedade mudou, vivemos em um meio de plena transformação digital, que traz consigo muitas inovações tecnológicas, vários negócios precisam se reinventar, reestruturar e se humanizar. E uma das áreas na qual se nota grande revolução em seu modo de comunicar e de se apresentar, é a área jurídica.

Perceba que até a decoração dos escritórios mudou. O que antes havia móveis amadeirados que transmitiam um estilo de pompa, requinte e formalidade, hoje vemos um estilo mais moderno, sem perder de vista a confiança e o profissionalismo da área.

Na comunicação visual não foi diferente, os escritórios hoje têm liberdade própria em suas peças, estilos de fotos mais modernos para a equipe e imagens abstratas para uso em suas áreas de atuação, elementos, cores, linhas e curvas que diferem de outros escritórios. Cria-se, assim, uma identidade única para cada banca. Misturam o clássico com moderno, criam sem perder a seriedade e formalidade do trabalho.

Com as redes sociais os escritórios puderam quebrar barreiras deixando a sua comunicação de fácil compreensão a todos, o que torna mais amplo o acesso a informação. Além disso, muitos já entenderam que é preciso ouvir melhor seus clientes, interesses, problemas e necessidades para trazer soluções mais assertivas que os atenda (isso inclui a forma de se comunicar).

Assim, as bancas mais antenadas estão deixando para trás o estilo de comunicação rebuscado, frio, de lay out engessado, para buscar mais empatia e conexão, deixando sua audiência mais próxima e interessada por assuntos jurídicos mais complexos que impactam seus mercados.

Confira algumas dicas de ações para melhorar o seu design:

  • Reformular a identidade visual da marca;
  • Trabalhar com fontes mais clean e modernas;
  • Equilibrar o padrão de cores quentes e frias na sua comunicação;
  • Apresentações em PPT com mais elementos gráficos;
  • Infográficos;
  • Organogramas;
  • Manuais e folder com fotos abstratas, fonte suave e elementos gráficos;
  • Comunicação interna mais jovial e integrativa, como projetos de incentivo;
  • Newsletter e e-mail marketing modernos e objetivos;
  • Fotos com mais suavidade nas expressões;
  • Se fazer presente nas redes sociais.

São inúmeras as possibilidades de ter uma comunicação mais assertiva, leve e moderna com o seu cliente sem perder a seriedade e o profissionalismo.

*Elaine Neves é designer e consultora da Leega MKT, agência especializada em marketing jurídico.

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