Os 10 Mandamentos do Advogado

* Por Eduardo Couture

1) Estude: a lei está mudando constantemente. Se você não seguir seus passos, será um pouco menos advogado a cada dia.
2) Pense: a lei se aprende estudando, mas é exercitada pensando.
3) Trabalhe: a profissão de advogado é um árduo esforço a serviço de causas justas.
4) Lute: seu dever é lutar pelo Direito; Mas no dia em que você encontrar o Direito em conflito com a justiça , lute pela justiça.
5) Seja leal: leal ao seu cliente, que você não deve abandonar até entender que ele não é digno de você. Leal ao adversário, mesmo quando ele é desleal a você. Leal ao juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que você diz; e que, quanto à lei, de vez em quando ele deve confiar naquele que você o invoca.
6) Tolere: tolere a verdade dos outros na mesma medida em que deseja que a sua seja tolerada.
7) Tenha paciência: no direito, o tempo vinga-se de coisas que se fazem sem a sua colaboração.
8) Tenha fé: Tenha fé no Direito, como o melhor instrumento para convivência humana; na Justiça, como destino natural do Direito; na Paz, como um substituto benevolente da Justiça. E acima de tudo, tenha fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz.
9) Esqueça: a lei é uma luta de paixões. Se em todas as batalhas você carregou sua alma de ressentimento, chegará um dia em que a vida será impossível para você. Após o combate, esqueça sua vitória assim que sua derrota.
10) Ame a sua profissão: procure admirar a advocacia de tal forma que, no dia em que seu filho lhe peça um conselho sobre seu futuro, você considere uma honra propor que ele seja advogado.

Fonte: https://www.fder.edu.uy/node/20

Compartilhar:

Contato