O que vem primeiro, o ovo ou a galinha?

Uma abordagem sobre a identificação dos erros dos escritórios de advocacia quando se candidatam aos rankings jurídicos

Por Yariana Pérez

Entre as perguntas que recebemos com mais frequência de nossos clientes são: por que a posição do meu escritório e dos meus advogados quase nunca muda nos rankings?

E deste questionamento decorre outro, como por exemplo: por que outros profissionais que não têm o mesmo nível de trabalho que nós, saem melhor posicionados? O que estou fazendo de errado?

As perguntas acima refletem sentimento de frustração e desconfiança nos diretórios internacionais. Embora seja válido e necessário questionar, a verdade é que, quando os escritórios começam a olhar para dentro, percebem que são muitos os fatores que afetam os resultados obtidos em um ranking jurídico.

Em geral, são as omissões em assuntos muito críticos que produzem resultados insatisfatórios para os escritórios de advocacia.

A ausência de objetivos de marketing claros, necessários em um plano estratégico que antecipe ações e tarefas promocionais, é um dos principais erros das firmas.
Grande parte da equipe se dedica a concluir uma submission sem uma ideia definida do que deseja alcançar, além de estar no ranking, como o restante das bancas concorrentes. E sistematizar a informação que vai ser enviada para um diretório internacional é uma tarefa que exige um investimento significativo de tempo e esforço. Em muitas ocasiões, é difícil, especialmente quando se trata de escritórios com várias práticas que se aplicam a mais de uma área do Direito durante um ciclo de pesquisa.

O processo acaba sendo trabalhoso e cansativo. Se um resultado mal sucedido for adicionado a isso, a frustração é inevitável. O pior disso tudo, é que as firmas muitas vezes entram em um ciclo vicioso em que essa situação se repete, ano após ano, repetidamente.

No entanto, é possível sair desse ciclo, por meio do planejamento. Em vez de perder tempo preparando propostas sem estratégia, os escritórios devem buscar um plano de marketing jurídico que permita prevenir, antecipar e reduzir riscos.

Basicamente, propomos que antes de realizar todas as ações possíveis durante a temporada de submissions, a firma tenha clareza sobre seus objetivos de marketing.

Quando entendem a importância de ter um roteiro que indique quais são os objetivos e como serão alcançados, tudo começa a ficar mais claro.

Um plano elaborado nos termos corretos garantirá o alcance de resultados satisfatórios, pois, uma vez estabelecidas metas reais e viáveis, a lacuna da frustração se fechará gradativamente.

Por exemplo, se um escritório deseja se posicionar no topo do ranking em uma prática altamente competitiva e saturada pelo mercado, as metas devem ser alcançáveis e previstas em um determinado período.

Se a banca está se candidatando pela primeira vez, podemos supor que não haverá resultados imediatos. Isso significa que quando os diretórios encerrarem as investigações e posteriormente publicarem os rankings, esse escritório não necessariamente obterá um lugar no ranking.

Longe de deixar de ser ambicioso ou de sonhar grande, o ideal é ser eficiente e eficaz, independentemente do tamanho da firma, porque nos negócios e na vida “os desejos não concebem”.

Por isso, antes de movimentar os advogados para cumprirem um prazo para se candidatar a um ranking jurídico, é necessário ter esse roteiro definido, com objetivos identificados, estratégias delimitadas e tarefas atribuídas.

Esse esquema permite que as firmas especifiquem com mais clareza quais áreas do mercado jurídico são mais convenientes para elas, onde precisam investir mais esforço e nas quais podem trabalhar com uma visão estratégica como elemento diferenciador em relação à concorrência.

A forma ideal de alcançar essa conscientização é por meio da antecipação, com um plano de marketing jurídico que garanta um investimento eficiente do elemento mais valioso que você pode ter: o tempo.

Em uma próxima edição, daremos algumas recomendações para que o tempo seja utilizado corretamente, de acordo com as necessidades de posicionamento de sua empresa.

A próxima temporada de submissions para Chambers and Partners, Leaders League e Legal 500 está se aproximando, portanto, caso seu escritório tenha interesse em participar de forma inteligente desses diretórios, entre em contato conosco via Whatsapp Business ou pelo email contato@leegamkt.com.br. Na LeegaMKT nós podemos ajuda-los a projetar a melhor forma de potencializar seu marketing jurídico, por meio dessa abordagem estratégic

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