
Alta foi alavancada pelos setores de saúde e tecnologia, que representaram o maior volume de operações
A Naia Capital, uma das principais assessorias independentes de M&A no Brasil, registrou em 2025 um aumento de aproximadamente 145% no volume total de valor transacionado em operações de compra, venda e dívida se comparado ao acumulado do ano anterior. Ao todo, a casa movimentou mais de R$ 1 bilhão.
Em números de transações, foram 10 operações de venda (sell side), cinco de compra (buy side) e cinco emissões de dívida (DCM). Isso representa um aumento de 54% em relação ao ano anterior no número de operações fechadas, refletindo a participação em transações de maior porte.
Para João Faloppa, sócio da Naia Capital, o aumento de participação da casa no mercado de transações é um reflexo do seu próprio amadurecimento.
“Além do volume considerável, aumentamos significativamente também o nível de complexidade das nossas transações, como foi o caso da estruturação da One Fertility na compra de Monteleone, Ceferp e Bios. Foram transações simultâneas, em que atuamos no sell side apoiando as negociações das três clínicas de saúde reprodutiva”, comentou.
Dentre as transações fechadas este ano, também se destacam a venda da V8.Tech para a Tim Brasil; venda da Apex para Qima Group, de Hong Kong; e venda da Edusense para o DOT Group.
“A venda da V8.Tech para a Tim Brasil representou um movimento estratégico para a consolidação da multinacional no ramo B2B. É um reflexo do aquecimento constante do mercado de tecnologia, que vem com um aumento substancial nos investimentos em infraestrutura e inteligência artificial, o que faz com que grandes corporações se movimentem no setor para consolidar empresas que tenham uma gama de serviços voltados para esse nicho”, analisou Victor Gomieri, sócio da Naia.
“Nós temos ainda um pipeline robusto de empresas de tecnologia, e temos perspectivas de manter ritmo forte em 2026, incluindo cloud computing entre as áreas em ascensão”, completou.