Divulgação de conteúdo: uma forma eficaz (e com baixo custo) de fortalecer o vínculo entre o escritório e seus públicos

Por Juliana Leão*

A atuação do seu escritório foi reconhecida por uma publicação de renome, seu sócio acabou de publicar um livro sobre um tema relevante, sua equipe acaba de sair vitoriosa de uma operação importante… O que a sua banca tem feito com estas informações? Divulgado na reunião dos sócios? Pois saiba que trabalhar a divulgação do conteúdo referente ao seu escritório e às áreas em que ele atua é fundamental para a construção e estabelecimento de uma marca forte. Conteúdo de qualidade, que gera interesse e traz informações relevantes para o seu público-alvo, ajuda a criar vínculos com os clientes – internos e externos – e posicionar sua marca. Vamos por partes:

Público interno

Na ansiedade de transmitir uma informação ao cliente, o público interno acaba, muitas vezes, em segundo plano. No entanto, é importante que seus funcionários estejam bem informados sobre tudo que acontece no escritório e, também, tenham fácil acesso a conteúdo que os ajudem nas suas tarefas diárias. Alguns (bons) motivos:

  • Os funcionários são parceiros e, quanto mais bem informados , mais envolvidos com o escritório e comprometidos com suas metas eles estarão. A divulgação de conteúdo ajuda na integração e no sentimento de pertencer. Imagine por exemplo, o quão frustrante pode ser ao funcionário que descobre uma informação sobre o escritório através da imprensa.
  • Colaboradores são também porta-vozes do seu escritório e, certamente, podem auxiliar na divulgação de informações relevantes. Por isso, é muito melhor evitar a famosa “radio peão” e sempre optar por transmitir informação clara e direta.
  • Além disso, seu escritório está inserido em um mercado altamente competitivo. Desta forma, quanto melhor informada a sua equipe estiver, mais passos a frente de seus concorrentes sua banca estará. Neste cenário, conteúdo relevante faz toda a diferença.

Público externo

São inúmeras as formas e ferramentas para divulgar conteúdo para a imprensa, clientes e parceiros de negócios. O ideal é realizar um planejamento prévio, preferencialmente com assessoria de um professional da área de comunicação, que poderá ajudar a definir os conteúdos de relevância, orientar sobre os diferentes formatos e linguagens para cada tipo de mídia, além de elaborar a melhor estratégia de divulgação. Divulgar por quê?

  • Fortalece o vínculo com o cliente externo, através de fornecimento de conteúdo de interesse e relevante, que o auxilie no dia a dia. Vale lembrar que esta relação benéfica pode ser estabelecida com investimentos relativamente baixos, por meio das mídias sociais, blogs e newsletters, por exemplo.
  • Aumenta a visibilidade do seu escritório: através da imprensa, por exemplo, ou como resultado nos motores de busca da web, demonstrando o conhecimento e autoridade em determinado assunto.
  • Gera uma percepção positiva da sua marca além de vantagem competitiva, já que as pessoas possuem uma maior probabilidade de fazer negócios com marcas que conhecem e gostam, do que com marcas desconhecidas.

Estes são apenas alguns exemplos de como fazer uma boa divulgação de conteúdo é sempre um bom negócio para seu negócio.

*Juliana Leão é sócia e consultora da Leega MKT, agência especializada em marketing jurídico.

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